De menina pra menina *-* /Chocolate pode ?
Apesar de todas as histórias e mitos, chocolate não provoca a acne. Saiba mais sobre essa relação entre os alimentos e a pele!Quantas vezes você comeu um delicioso chocolate e, logo depois, pintou a preocupação: será que as espinhas tomarão conta do meu rosto? Um dos grandes mitos a respeito da alimentação é aquele que diz que os chocolates podem provocar espinhas (e esse tema ganha ainda mais força no mês da Páscoa).Porém, os especialistas afirmam que essa história não tem fundamento. Segundo a dermatologista Adriana Vilarinho* ( AHH minha xará HUOHOAUSHUASHAU), não existe nenhum trabalho que comprove que certos alimentos causam a acne."O que se sabe é que os alimentos muito gordurosos aumentam a oleosidade da pele, especialmente quando são ingeridos em dias mais quentes", explica a dermatologista. Comer chocolate, avelã, noxes,amendoim e castanhas, por exemplo, só prejudica a pele quando se exagera na quantidade. "É possível comer de três a quatro unidades por dia sem que isso faça nenhum mal. Porém, se a dose diária for acima de 500 gramas, a pele tende a ficar mais oleosa", afirma Adriana. O excesso de cafeína também pode elevar os níveis de óleo, inclusive do cabelo. "A oleosidade torna a pele mais vulnerável provocando o aumento da proliferação de bactérias que causam espinhas", diz a dermatologista.
Depoiis dessa aula sobre espinhas, vamos agora saber alguns cuidados que podemos ter:
-Para ajudar a controlar os efeitos dos alimentos com alto teor de gordura, é necessário manter uma alimentação saudável, que privilegie frutas, legumes e verduras. "Também é importante não abusar das frituras, preferindo sempre os alimentos grelhados. Além disso, não esqueça de beber, no mínimo, dois litros de água por dia", ensina a médica.
-Na prevenção e combate às espinhas, os cuidados com a higiene também são fundamentais. Pela manhã e à noite lave o rosto com água fria e sabonete especial para controlar a seborréia. Aplique tônico adstringente, hidratante e filtro solar específico para a face.
-E não esqueça que espinhas na juventude podem ser provocadas por outros fatores, como mudanças hormonais, hereditariedade e até pela presença de ovários micropolicísticos. Por isso, se sua pele apresenta problemas de acne, o ideal é procurar o dermatologista.
*Adriana Vilarinho é dermatologista com especialidade clínica e cirúrgica. Professora assistente da cadeira de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC; membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade de Cirurgia Dermatológica, da Socieétè Française de Mesothérapie e da American Academy Dermatology.
Postar um comentário