AACD 60 ANOS


A AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente foi criada há 60 anos, fruto do entusiasmo e determinação do Dr. Renato da Costa Bomfim, que sonhava com um centro de reabilitação para deficientes físicos no Brasil com a mesma qualidade dos existentes no exterior.
Do dia 03 de agosto de 1950, data de fundação da AACD , até os dias de hoje, muito foi conquistado. No início, a instituição funcionava em dois sobrados alugados na Rua Barão de Piracicaba, na cidade de São Paulo. O primeiro centro de reabilitação foi inaugurado em junho de 1963 no bairro do Ibirapuera, com a ajuda dos primeiros doadores, e funciona até hoje no mesmo endereço.
Ainda na década de 60 foram inauguradas novas unidades. Já os anos 70 foram importantes, entre outras coisas, pelo reconhecimento internacional ao trabalho da AACD .
Com a chegada dos anos 80, tiveram início etapas importantes de algumas áreas assistenciais que passaram a ser oferecidas aos pacientes. Entre elas, destaca-se o trabalho psicológico junto aos pais, assim como a implantação do departamento de Cartões de Natal, que passaram a ser produzidos e comercializados como forma de ampliar a arrecadação da AACD .
O Hospital Abreu Sodré foi inaugurado na década de 90 para atender as crianças que necessitam de cirurgias. Outro fato marcante foi a realização da primeira edição do Teleton Brasil, que todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações.
Em 2000, ao completar 50 anos, a AACD mudou seu nome para Associação de Assistência à Criança Deficiente, ao invés de Defeituosa, e não parou de crescer. Foram construídos 05 centros de reabilitação e 03 fábricas de aparelhos ortopédicos. Em 2009, a instituição realizou 1.347.777 atendimentos , produziu 56 mil produtos ortopédicos e fez 6.239 cirurgias.
Esta é uma pequena parte da história da AACD , que completa 60 anos com muito fôlego. Hoje, a instituição conta com mais de 1.300 voluntários e 2.100 funcionários em 9 centros de reabilitação distribuídos pelo país. Você pode fazer parte desta história. Saiba mais sobre o trabalho da AACD e descubra como ajudar.

1 comment

Daniel Savio | 7 de novembro de 2010 às 09:04

Mesmo com esta criação, ainda muito o que fazer para as pessoas portadoras de deficiência, mas principalmente temos conciêntizar que elas merecem o nosso respeito...

Fique com Deus, menina Sara PC.
Um abraço.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...