Lolitas, moda japonesa


Lolita é um estilo japonês que se espalhou pelo mundo, geralmente usado por meninas é baseado muitas vezes pelo estilo kawaii (fofa ou adorável) ou pelo um período histórico como o vitoriano e Rococó ou as vezes pela sua própria infância.
Estas pessoas estão preocupadas em demostrar o seu lado mais inofensivo, assim não usam nada vulgar e sensual. Então para as meninas que gostam de uma sainha curta desistam de serem lolitas. Elas usam geralmente decotes altos, saias ou vestidos que ficam um pouco mais a cima dos joelhos e cabelos que geralmente são cacheados que podem vir acompanhados com um franja reta.

Existem muitos subdivisões para este estilo, mas os principais são três:
  • GOSTHIC LOLITAS: É uma mistura de gótico com a moda lolita. Cores escuras para tudo! Desda maquiagem até a roupa ou seja o preto predomina. Na minha opinião esta é a categoria que mais combinaria comigo.



  • Classical Lolitas: o estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos. O marrom e rosa-velho são comuns, e os motivos mais populares são as estampas florais.


  • Sweet Lolita: Sweet, do inglês "doce", é o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, tons pastel e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.



E existem outras categorias:
·         Country Lolita - É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.

·         Casual Lolita - Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.

·         Hime Lolita - Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

·         Shiro Lolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita, uma roupa shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro, do japonês significa branco.
·         Kuro Lolita - também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, é o oposto de um outfit Shiro Lolita, simplesmente uma lolita vestida somente de preto.

·         Punk Lolita - a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.

Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não os impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.
·         Guro Lolita - as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

·         Ero Lolita Ero é a abreviação de erótico, um termo muito controverso na moda Lolita. Apesar do nome, um outfit Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Corsets podem ser usados, mas sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegando na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.

·         Wa Lolita e Qi Lolita O primeiro sub-estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.

·         Deco Lolita Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

2 comments

Anônimo | 19 de janeiro de 2013 às 08:06

Oi,sou do blog Garotas Cintilantes,você comentou em um post,que era para colocar o nome do blog aquii.
Fico feliz pelo interesse em olhar o blog com mais calma.
Bjus,amei esse post seu.
http://garotas-cintilantes.blogspot.com.br/

Wendy Chan | 21 de janeiro de 2013 às 11:39

Amo lolitas! Elas sempre me dão espiração para me arrumar, mas passei para agradecer a visitinha em meu blog amei o seu blog é super lindo. Bem teen hihi

cantinhodadrw.blogspot.com.br

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...