Criador do Facebook eleito "personalidade do ano"


Nova Iorque - O criador da rede social Facebook, Mark Elliot Zuckerberg, foi hoje eleito a "personalidade do ano" pela revista "Time" por "ter conectado mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo".
Zuckerberg, de 26 anos, iniciou em 2004 a sua rede de contactos sociais que, segundo a revista, "mudou a forma como todos vivemos as nossas vidas".
Os seus rivais mais directos eram o movimento conservador Tea Party; o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai; o fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, e os 33 mineiros chilenos que passaram 70 dias presos numa mina até serem resgatados.
O fundador do Facebook transformou-se num dos multimilionários e filantropos mais proeminentes do mundo. Há alguns meses prometeu doar 100 milhões de dólares, ao longo dos próximos cinco anos, para o sistema de escolas públicas de Newark (Nova Jersey).
Em 2009, a distinção da revista Time foi dada ao presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, enquanto em 2008 o agraciado foi o então presidente eleito Barack Obama.
Quando tinha 19 anos e estudava em Harvard, Zuckerberg, a quem a revista qualifica como "visionário", fundou a rede social, que revolucionou o mundo da comunicação e conta com mais de 550 milhões de usuários em 75 idiomas.
Segundo a publicação, o Facebook cresce a um ritmo de 700 mil novos membros por dia, e em Novembro era uma das quatro páginas mais acessadas pelos americanos.
De acordo com a reportagem da "Time", o que começou como uma diversão, tornou-se "algo real e que mudou a maneira como muitos seres humanos se relacionam. Agora administra-se a vida social através de um perfil na rede que fez de Zuckerberg um multimilionário".
O filme "A Rede Social", que mostra as origens do Facebook, protagonizado por Jesse Eisenberg no papel de Zuckerberg e dirigido por David Fincher ("Clube da Luta"), está a colher todos os tipos de prémios e figura como um dos principais candidatos a receber vários Oscar.
Para a "Time", que concede estes prémios desde 1927, o Facebook surgiu como uma "fábrica social da vida americana", pois aproximadamente 30 por cento da população dispõe de uma conta no site criado por Zuckerberg.
O movimento conservador Tea Party ficou na segunda posição da lista.
Zuckerberg será o rosto na capa do próximo número da revista, cujos leitores escolheram entre 25 candidatos a personalidade mais influente do ano.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...